Programação para crianças realizadas pelo PET Engenharia Mecânica

Este é um projeto de cunho social no qual visa o Ensino de Programação a alunos do ensino fundamental de escolas públicas. O projeto está baseado em um trabalho de uma fundação estadunidense, com representação brasileira, que disponibiliza um ambiente lúdico e interativo, via Internet, de iniciação à programação de computadores.

O ambiente é extremamente intuitivo, simples, e está certamente ao alcance de alunos do ensino fundamental, ainda mais sob a supervisão de monitores adultos(membros do PET). Trabalhando curtos períodos de tempo em oficinas será possível despertar nestes jovens estudantes o interesse em uma área que se coloca cada vez mais como promissora. Do ponto para os alunos bolsistas, esta experiência contribuirá para a sua formação de cidadania e como contrapartida social ao investimento realizado pelo MEC no Programa.

Ocorreu no dia 16/05/2016 o primeiro dia do projeto, havendo uma parceria com a Escola da prefeitura da Ufes. Os alunos em questão foram do 6º ano do ensino fundamental, no qual desenvolveram habilidades no jogo de programação do site da fundação estadunidense citado acima: code.org. Tivemos um feedback muito bom, no quesito aproveitamento das habilidades que o jogo pode oferecer. Nesse sentido, esperamos que seja uma tradição do PET em firmar parcerias com as escolas públicas de Vitória para que o projeto prossiga pelo menos uma vez por semestre.

Atualmente (a partir de 2019/1), a programação para crianças está utilizando a linguagem de programação PYTHON, conhecida por muitos como sendo a linguagem de programação com maior facilidade de aprendizagem, por ser bastante lógica.

Neste período (2019/2) os membros do projeto voltaram a trabalhar com a escola de ensino fundamental da Ufes, agora com estudantes do 9º ano, tendo visitas quinzenais com término no fim de novembro.